Redação Planeta Amazônia
Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a Agência de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO) vai desenvolver ações por meio do SENAI/RO voltadas ao fortalecimento do setor produtivo do estado.
A parceria foi formalizada durante visita do presidente da Agência, Igor Calvet, do diretor de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico, Carlos Geraldo e comitiva, à FIERO e a empresas atendidas pelo projeto Mais Rondônia, um dos dez selecionados no segundo Edital do programa Digital.Br.
O objetivo do convênio é estimular a transformação digital, a difusão de tecnologias e a industrialização sustentável no Brasil, com foco no estado de Rondônia, além da instituição de canais e processos para troca de informações e captação de recursos conjuntamente. O ACT terá vigência de dois anos.
Para o presidente da ABDI, Igor Calvet, voltar a Rondônia para ajudar a fazer transformação digital e ter uma rede sólida construída significa que o trabalho pode ser perene. “É uma satisfação atuarmos aqui no Norte do país, em um estado que não atuávamos há um tempo, desde o projeto das Indicações Geográficas do café”, disse.
Calvet destacou que o programa Digital.Br foi um grande desafio, imposto pelo próprio Conselho da Agência, para levar a transformação digital a todo o país. “Inicialmente, o trabalho da ABDI focava-se no centro-sul do Brasil. E a missão foi alargar essa fronteira, expandindo para as demais regiões. Hoje estamos aqui, fazendo um piloto para depois escalar. E com os critérios corretos, monitorando os indicadores e reduzindo riscos para as empresas. E isso só é possível com os atores locais, que conhecem a realidade”.
O presidente da FIERO, Marcelo Thomé, falou sobre a importância do processo de transformação digital. “Essa agenda eu reconheço ser tão crítica, e estávamos significativamente avançados nessa transição, que foi o que nos permitiu, durante a pandemia, levar a educação regular e profissional para nossos alunos em 15 dias depois do fechamento das escolas”, afirmou.
Mais Rondônia
De acordo com a gerente de Transformação Digital da ABDI, Adryelle Pedrosa, o Mais Rondônia é inédito no portfólio de projetos acelerados pela Agência. “Além disso, ele traz o componente da sustentabilidade, que é um novo foco da ABDI – transformação digital associada à encomia verde –, em sua proposta porque é um projeto de eficiência energética”, explicou.
O projeto, formado em rede pelo SENAI/RO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado de Rondônia, propõe o desenvolvimento e instalação de medidores inteligentes do consumo elétrico. O sistema permite a coleta, armazenamento, acesso e uso de dados para análise e tomada de decisões, com consequente otimização do consumo de energia elétrica e diminuição de custos de operação de pequenas empresas.
Na fase piloto, está atendendo 60 empresas de micro, pequeno e médio porte de Rondônia. Na escala, a previsão é ampliar para 120 indústrias.