Redação Planeta Amazônia
A Secretaria de Saúde do Tocantins (SES-TO) firmou uma parceria com a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais para a execução do Programa Diversidade na Saúde (PDS). Durante o encontro onde foi definida a parceria, também houve a apresentação de outros projetos que vêm sendo trabalhados na saúde do Tocantins.
O objetivo da colaboração tem como foco auxiliar o trabalho da gestão estadual, no momento do atendimento aos povos tradicionais e originários do Tocantins. O projeto também prevê o apoio na capacitação dos profissionais, que são os prestadores diretos da assistência à saúde da população.
Para o coordenador do PDS, Francisco de Assis Neves Neto, “construir políticas públicas aonde temos a oportunidade de dialogar é muito importante pro Programa Diversidade na Saúde, visto que o programa desenvolve várias frentes e uma delas é a melhoria da comunicação dos trabalhadores com os usuários”.
“A reunião técnica foi importante, porque percebemos que a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais tem um papel de articulação impar para o trabalho de outras secretarias. E assim, quando discutimos a questão da saúde desse público, percebemos que precisamos melhorar desde o atendimento recebido, o profissional a ser capacitado”, disse o diretor da Regulação Monitoramento e Avaliação do Trabalho na Saúde (DRMAT), da SES-TO, Robson José da Silva.
“Estamos felizes em receber a equipe da Saúde do Tocantins, pois pudemos ver a possibilidade de projetos que irão melhorar o acesso dos pacientes indígenas e tradicionais do Tocantins. Eles já têm um programa belíssimo e agora a nossa parceria irá compor uma grande melhoria a população”, comentou Narubia Silva Werreria Karajá, Secretária Estadual dos Povos Originários e Tradicionais.
O Programa Diversidade na Saúde existe na SES-TO, desde o ano de 2021 e tem a finalidade de trabalhar a diversidade e suas múltiplas formas com os trabalhadores da saúde, para que se crie uma cultura de respeito e tolerância. A iniciativa faz com que os trabalhadores sintam-se motivados, estimulado à reflexão e aumenta assim sua autoestima e melhor desempenho nas suas atividades laborais. Os benefícios também atingem a população, que recebem um melhor atendimento ao usuário do SUS.