Parque Estadual do Lajeado (TO) celebra 23 anos com programação destinada a observação de aves

Redação Planeta Amazônia

No próximo sábado, 11, o Parque Estadual do Lajeado (PEL) completa 23 anos. Para comemorar esta data especial, a Unidade de Conservação abrirá os portões a partir das 6h para receber os amantes de observação de aves.

O biólogo Lyon Cardoso, supervisor do PEL, explica que a data coincide com o Global Big Day 2024, que é celebrado anualmente em todo o mundo. “Para participar, é só abrir uma conta no eBird e registrar as observações feitas nesta data. Qualquer pessoa, esteja onde estiver, pode contribuir. Podendo observar aves pela janela, no quintal, na praça, nos parques da cidade. Todos os lugares e as aves contam! Embora, uma Unidade de Conservação se torna o local mais indicado para realizar essa atividade”, explicou o biólogo.

Observadoras registram aves em uma das trilhas do PEL /foto: Lyon Cardoso_Governo do Tocantins

Para participar do evento, não é necessário formulário de inscrição prévio ou pagamento de taxa. “É só pegar o carro e vir”, destacou Lyon Cardoso.

O Parque Estadual do Lajeado, localizado a 30 km da capital, Palmas, é uma unidade de proteção integral com grande potencial turístico com trilhas, passeios, mirantes de observação de aves e mamíferos. Possui características importantes para a manutenção do equilíbrio ambiental: água em abundância (charcos, lagos, córregos, ribeirões, nascentes, cachoeiras) e heterogeneidade ambiental.

Global Big Day

Desde 2015, o Global Big Day é organizado pelo Cornell Lab of Ornithology. O evento acontece uma vez por ano no mês de maio. Pessoas de todo o mundo, de observadores profissionais a estudantes e amadores, passam 24 horas observando e registrando o maior número de espécies de aves possível.

Unidade de Conservação apresenta rica biodiversidade de aves/foto: Gisele Milare_Arquivo pessoal

A cada edição são alcançados números recordes. Em 2023, mais de 58.700 pessoas participaram do Global Big Day, 7.636 espécies de aves foram registradas e mais de 3,2 milhões de avistamentos de aves foram coletados. Tudo isso em 198 países, territórios e até por equipes em alto-mar.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas