Plano Municipal de Turismo é discutido pela Prefeitura de Rio Branco

Redação Planeta Amazônia

A Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), apresentou nessa terça-feira,14, a Elaboração da Metodologia do Plano Municipal de Turismo de Rio Branco. O projeto foi mostrado ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Governo do Estado e empresários, para que possam dar suas contribuições ao documento.

De acordo com a secretária da Seplan e da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), Neiva Tessinari, Rio Branco nunca teve um Plano Municipal que envolvesse o turismo.

“É um diálogo muito importante porque posteriormente, vamos abrir também uma pesquisa pública que vai envolver os diversos segmentos da sociedade. É um momento novo da história de Rio Branco, é o turismo sendo valorizado no município, e é uma das orientações que o prefeito tem nos  dado com todo o apoio para que a gente trabalhe a política de turismo e promova com isso, não só levar Rio Branco para o mundo, mas propor que tenhamos um desenvolvimento econômico, porque o turismo gera a economia.”, afirmou.

Na opinião da diretora de Turismo da SDTI, Sirlania Venturin, a participação das entidades governamentais são fundamentais para promover a estrutura necessária da iniciativa privada. “A participação do governo estadual, municipal, é criar essa infraestrutura porque, de fato, o turismo é feito pela iniciativa privada, estado, prefeitura, têm a obrigação de fomentar, promover e dar a infraestrutura para que isso de fato aconteça.”

Valdenir Junior, diretor de Planejamento Estratégico da Seplan e coordenador do Plano, explica que o projeto possui metas, programas e ações nessa área para a capital. Além disso, ele é essencial na captação de recursos para que o município permaneça no mapa nacional de turismo.

“O plano consiste, neste momento, em um instrumento que vai ter ampla participação popular, constituição de todo nosso inventário turístico, matrizes, meios de hospedagem, hotéis, restaurantes, bares, e também inclui toda a política que já foi planejada no nosso plano plurianual, que reuniu 26 conselhos da administração pública, e também a validação pela Câmara Municipal de Vereadores”, finalizou.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas