Redação Planeta Amazônia
A Prefeitura de Rio Branco, em conjunto com o Governo do Estado, lançou nesta sexta-feira (20), no bairro da Base, a Operação Limpa Rio Acre com o objetivo de iniciar a limpeza do Rio Acre com coleta de lixo, remoção de troncos de árvores de dentro do rio e roçagem e capina das encostas.
Devido ao atual cenário de crise hídrica enfrentado pela população rio-branquense, principalmente neste momento de estiagem, o poder público se uniu para lançar a operação que pretende atingir mais de mil metros de limpeza, que vai desde a Gameleira até a 4ª ponte de Rio Branco.
Segundo o prefeito da capital, Tião Bocalom, a limpeza dos rios é uma grande preocupação da municipalidade que também já está com equipes trabalhando no igarapé São Francisco.
“É importante porque, com isso, desobstruímos principalmente nessa área da cidade para que numa próxima enchente não tenhamos os problemas que tivemos. Nós estaremos sempre prontos. Quero parabenizar o governador Gladson Cameli e o Alysson Bestene que está cuidando desta área. É uma ação não só ambiental, mas também social”, destacou.
Para o secretário de Estado de Governo, Alysson Bestene, essa iniciativa com a Prefeitura de Rio Branco vem para mostrar como todos estão envolvidos e compromissados como esse desafio.
“Ficamos felizes e agradecemos essas parcerias com o governo do Estado na pessoa do governador Gladson Cameli. A gente faz esse agradecimento à Prefeitura e ao prefeito Tião Bocalom, que sempre tem apoiado em todas as ações.”
De acordo com o coordenador municipal de Defesa Civil (Comdec), tenente coronel Cláudio Falcão, a gestão municipal tem observado diariamente o rio Acre alertando que ele segue em decréscimo e que a previsão é que ele permaneça assim até o início de dezembro. O coordenador destacou que a limpeza do manancial vem em boa hora.
“É uma grande satisfação saber que todos os órgãos estão envolvidos aqui, Prefeitura com governo do Estado para fazer essa limpeza importante tanto para a parte ecológica, quanto para o turismo.”
O secretário da SMCCI, Joabe Lira, falou sobre a importância da limpeza e enfatizou que mais de 30 homens e cinco maquinários de sua secretaria estão somando na operação.
“É importante essa ação de limpeza. Nós já fazemos mensalmente a roçagem da encosta do rio e no início dessa semana fizemos o lançamento da coleta seletiva que é outra ação importantíssima pro meio ambiente, tendo em vista que além do poder público é importante a ação da comunidade. Cada um, como cidadãos, deve saber que o descarte coretamente do lixo faz com que as drenagens não fiquem entupidas e não causem as enchentes.”