Redação Planeta Amazônia
A Prefeitura de Rio Branco deu início às entregas dos móveis, eletrodomésticos e utensílios para as famílias contempladas pelo Programa Recomeço para as Famílias 2023 que visa beneficiar pessoas que foram atingidas pela alagação de março deste ano e perderam tudo ou quase tudo o que tinham.

Muitas não tiveram tempo de salvar a geladeira, o fogão, o guarda-roupa, o ventilador e muito menos, a cama. Outras perderam até a televisão, o tanquinho de lavar roupa e a botija de gás, itens que a prefeitura agora vai repor por meio do programa.
Para estas famílias, a chance de recomeçar chegou na segunda-feira (23) quando as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SASDH) e da Defesa Civil Municipal foram de casa em casa entregar o que foi adquirido pela prefeitura com recursos próprios no valor de R$ 7 milhões.

De acordo com a secretária da SASDH, Suellen Araújo, ao todo, serão contempladas 4 mil famílias mapeadas e cadastradas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e que comprovadamente tiveram suas casas atingidas pelas águas e perderam o que tinham.
“A população tem que entender que nós temos pré-requisitos. Infelizmente foram mais de 15 mil famílias atingidas nessa enchente e enxurrada, mas infelizmente não serão atendidos todos porque a gente tem que priorizar. Mais uma vez eu peço que não vão aos Cras, à secretaria de assistência, à prefeitura porque todas as famílias foram mapeadas, foram cadastradas via Defesa Civil”, destacou.

A entrega começou pela regional do Rui Lino, que abrange 42 bairros atingidos pelas águas do Igarapé Batista. Um deles é o Parque das Palmeiras. No primeiro dia, 20 famílias foram contempladas pela Prefeitura de Rio Branco
Além dos móveis e dos eletrodomésticos, todas as famílias receberam cestas básicas contendo 30 quilos de alimentos cada uma. Completando, ao todo, mais de 40 mil produtos a serem entregues até o final da execução do programa. Destes, mais de 17 mil são móveis e eletrodomésticos em que as famílias assinam termo de responsabilidade pelos itens recebidos.