Prefeitura de Rio Branco leva orientações à população durante a Expoacre 2023

Redação Planeta Amazônia

A Prefeitura de Rio Branco esteve presente durante os nove dias da Expoacre 2023, a fim de levar até o conhecimento da população as atividades e ações realizadas pela gestão, além de mantê-la orientada acerca dos serviços que são prestados no município.

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) levou para o seu estande o Centro de Multimeios, para que as crianças pudessem interagir com as atividades propostas, como também alguns dos kits de brinquedos distribuídos para as salas de recursos multifuncionais das escolas municipais.

Um espaço também foi dedicado ao projeto-piloto Hortas e Fazendinhas, idealizado pelo próprio prefeito/foto: Evandro Derze_Assecom

Um espaço também foi dedicado ao projeto-piloto Hortas e Fazendinhas, idealizado pelo próprio prefeito, que tem o objetivo de construir hortas nas escolas para compor a merenda escolar e estimular uma alimentação saudável entre a comunidade. A horta é cultivada pelos próprios alunos.

“Fora tudo que já mandamos para a escola que deixou de ser novidade, trouxemos para a Expoacre a novidade da lousa interativa. Além dela, também trouxemos os respiradores que vão para todas as escolas da rede municipal”, disse Marinês Messias, chefe do Saúde na Escola.

O estande da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também foi bastante visitado por frequentadores que puderam entender melhor como funciona o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Os serviços das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) também foram ofertadas ao público.

“O estande vem tendo muita procura. Inclusive as PICs também conhecendo um pouco sobre a relação da Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar (Emad), como se procura e ter acesso, a vigilância na busca por preservativos e também para confecção do cartão do SUS”, destacou Giovanny Kley, residente do Saúde da Família.

A agricultura familiar é um sonho do prefeito de Rio Branco Tião Bocalom que, aos poucos, está conquistando espaço e cada vez mais fazendo parte das feiras realizadas na capital. A parceria entre a Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro) e a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), fez um espaço exclusivo para que agricultores pudessem estar vendendo seus produtos.

“É uma ajuda grande que o governo e a prefeitura estão nos dando, esse apoio pra gente trabalhar, porque naquela época não tínhamos essa ajuda com as feirinhas, mas agora tá bom demais, vendi bem graças a Deus”, disse Antônio de Lima, agricultor há 55 anos.

“Graças a Deus tudo vendido, agora vamos trabalhar novamente para continuar vendendo. A agricultura familiar está presente em nosso estado e aqui vamos continuar para vender todos os anos”, Marilda da Silva, agricultora há 12 anos.

Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foram conferir condições dos animais em exposição na feira/ Evandro Derze_Assecom

Por se tratar de uma feira agropecuária e ter durante os nove dias de evento a exposição de vários animais, além da realização do rodeio, quem também esteve presente na Expoacre 2023 foi a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), que distribuiu os funcionários não em um estande fixo, mas fazendo rondas para verificar a situação dos animais na feira.

Segundo o auditor fiscal de Meio Ambiente, Marconde Ferreira, este ano não houve nenhuma ocorrência ligada a maus tratos aos animais. Ele considera isso uma vitória, já que no ano passado alguns empreendimentos foram autuados.

“A Semeia, começou o trabalho no sábado quando acompanhamos todo o desenrolar da Cavalgada e ao longo da Expoacre todas as noites viemos marcando presença para ver a questão dos maus tratos aos animais, que estão tanto em exposição quanto os animais que estão participando das provas de rodeio, laço, tambor, vaquejada… Tudo isso temos acompanhado”, informou.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas