Redação Planeta Amazônia
A Prefeitura de Rio Branco deu mais um passo em prol da saúde da população ao levar seus serviços itinerantes à comunidade do Quixadá. As ações de saúde foram realizadas, nessa quinta-feira (12), na escola Agnaldo Moreno, localizada cerca de 8 km da cidade.
Na ocasião, foram ofertadas consultas médicas, vacinação, aferição de pressão, teste rápidos e outros serviços para os moradores da região.
De acordo com a coordenadora do programa, Regiane Almeida, todos os serviços tem foco na atenção básica “São consultas médicas, consultas de enfermagem, de pré-natal, PCCU, planejamento familiar e tem também um dentista atendendo hoje”, informou.
Por mês são realizados em média, oito serviços itinerantes. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é exatamente tornar os serviços de saúde pública mais acessíveis a todos, especialmente àqueles que enfrentam dificuldades de locomoção ou residem em áreas mais afastadas.
A Francilene mora cerca de 20 quilômetros do ramal. Ela chegou cedo com a filhinha de apenas um mês. “O atendimento é pra mim, mas vou aproveitar e pedir ao médico que olhe minha filha, se for possível.”
O produtor rural Francisco Chagas também veio se consultar e teve uma surpresa. “Eu descobri que a minha pressão arterial estava alterada”, disse.
Segundo o médico Roney Firmino, o quadro clínico de quem reside na comunidade é diversificado.
“Na realidade, aqui aparece quadro clínico de toda a natureza. Tem o hipertenso, diabéticos tanto o tipo 1 como o tipo 2. Nós já tivemos pessoas com inflamação no ouvido. As crianças geralmente vêm com as síndromes gripais, já os adolescentes vêm com outras patologias”, explicou.
Teve até atendimento odontológico, como conta o dentista Vargues Flor. “Esse tipo de atendimento é um atendimento mais emergencial, resolutivo que seria o que ele mais precisa o que mais incomoda, que pode ser um extração de um dente, a restauração, a obturação e até mesmo uma simples limpeza, revisão, tirar dúvidas, se a criança precisa colocar aparelho, se precisa tirar o dentinho de leite.”
A dona Francisca Vieira precisou extrair um dente que já estava lhe incomodando há anos. “Estou satisfeita agora. Serviço de qualidade.”
Na farmácia, além de pegar a medicação receitada pelos médicos, os pacientes recebeberam também um kit completo contendo cloro, soro de reidratação e permetrina, medicamento usado para coceira.
“Estou saindo daqui medicada, com receituário na mão e a medicação”, disse a dona de casa, Maricelia Nascimento.
Assim como a dona Maricelia, centenas de pessoas entre jovens, crianças e adultos, voltaram para casa satisfeitos com os serviços de mais um itinerante na comunidade.