Roraima recebe comitiva do Ministério do Turismo para uma série de visitas pelo interior do Estado

Redação Planeta Amazônia

Com o objetivo de promover o diagnóstico e levantar as potencialidades turísticas nas comunidades selecionadas para participar do Projeto Experiências do Brasil Original (EBO), o Governo de Roraima, por meio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), recebeu nesta semana integrantes do MTur (Ministério do Turismo) e da UFF (Universidade Federal Fluminense). 

Com o diagnóstico realizado pelas equipes, é possível observar, a partir do funcionamento da atividade turística, o potencial da oferta, oportunidades, ameaças e demais características dos produtos turísticos.

A equipe do MTur e da UFF é composta por técnicos, organizadores e jornalistas, /foto: Ascom_MTur

Uma das regiões visitadas foi a da comunidade Indígena Raposa I, localizada no município de Normandia, cerca de 2h40 da capital roraimense. A região proporciona uma experiência pela culinária típica, com alimentos regionais como a mandioca e a damorida. Além disso, as equipes registraram uma das tradições locais que é trançar peças para artesanato, como bolsas e etnojoias. A oficina de trança faz parte do Projeto.

Ao todo, as equipes visitaram 12 experiências que deverão fazer parte do catálogo do Brasil Original, do MTur, entre as quais: oficina de panela de barro, oficina de confecção de arco e flecha, trilhas, como a da Cachoeira da Raposa, além de diversas outras oficinas da cultura indígena.

O diretor do Departamento de Turismo da Secult, Bruno Brito, que acompanha os organizadores do Projeto, explica que as visitas têm surpreendido, pois mostram ainda mais a cultura roraimense para todo o Brasil.

Visitantes puderam conhecer da comunidade Indígena Raposa I, localizada no município de Normandia, cerca de 2h40 da capital roraimense/foto:Ascom_MTur

“Estamos fazendo diversas visitas a lugares tradicionais da Raposa, registrando e conhecendo mais esses lados turísticos que são oferecidos pela comunidade, desde a oficina de confecção da panela de barro, que é o carro-chefe, até a pesca artesanal e também apreciação da natureza. Isso tem deixado todo mundo encantado. A partir desse momento, está tudo aberto para visitação”, destacou Brito.

A equipe do MTur e da UFF é composta por técnicos, organizadores e jornalistas, e finalizou a execução do Projeto Experiências do Brasil Original em Roraima, nessa quinta-feira, 12 de outubro.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas