Por redação do Planeta Amazônia
A Frente Nacional de Prefeitos do Brasil -FNP, busca parcerias entre as cidades brasileiras e de Portugal. O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, acompanhado do prefeito de São Vicente, kayo Amado, visitou a Associação Nacional dos Municípios Portugueses, que agrega todos os municípios do país europeu.
Bocalom também foi recebido no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, pelo pró-reitor de assuntos internacionais, professores e doutores da universidade. A ideia é conseguir o apoio acadêmico na cooperação entre as cidades brasileiras e portuguesas. Em seguida, visitou dois laboratórios de inovação de Coimbra.
O prefeito da capital acreana, Tião Bocalom, tem aproveitado as agendas oficiais para apresentar às autoridades portuguesas o projeto “1.001 Dignidades”. A construção de 1.001 casas populares vai beneficiar pessoas que moram em áreas de risco, alagadiças ou de esgoto a céu aberto, utilizando restos de madeiras que iriam virar lenha. Além de levar dignidade para essas famílias vai diminuir a emissão de gás carbônico (co2) na atmosfera. As moradias terão aproximadamente 42 metros quadrados, com sala, cozinha, dois quartos e banheiro.
“Nós precisamos pensar o ser humano em primeiro lugar. Só assim será possível salvar a floresta. Todos estão sendo muitos receptivos ao nosso projeto aqui em Portugal, afirmou Tião Bocalom