Rede Emaranhadas lança Guia de Bem Viver, no Maranhão

Redação Planeta Amazônia

Uma obra que reúne as experiências de vida e os saberes femininos de mulheres da Amazônia maranhense. A Rede Emaranhadas lançou o livro “Guia de Práticas de Bem Viver: memória e sabedoria de Mulheres da Amazônia maranhense. A publicação tem apoio do Instituto Clima e Sociedade. O lançamento da obra aconteceu no Casarão Reocupa, em São Luís do Maranhão.

Evento de lançamento do Guia de Bem Viver, em São Luís (MA)/foto: Rede E-Maranhadas

Criado em 2021, o projeto Emaranhadas teve como objetivo em seu primeiro ano, mapear e reunir as experiências de bem viver de mulheres da região metropolitana de São Luís (MA), em encontros onde pudessem interagir e intercambiar vivências e saberes. Na pauta das conversas estavam assuntos como o direito por terra e território; as estratégias de manutenção do bem viver; autocuidado e cuidado coletivo; tecnologias e receitas ancestrais de alimentos e remédios naturais usados na cura de diversos males. Também foram discutidos os processos de auto-organização construídos por estas mulheres em suas respectivas comunidades. A jornada de conversas e troca de ideias resultou na consolidação da Rede Emaranhadas.

Obra tem a pretensão de servir de fonte de conhecimento e inspiração para futuras gerações/foto: Rede E-Maranhadas

O livro, que está disponibilizado de forma física e virtual , é uma publicação  independente e, como o título sugere, traz dicas de 13 mulheres, co-autoras, alcançadas pelo projeto, com projeto gráfico, organização e metodologia do Coletivo Etinerâncias. Embora seja um livro com receitas, são chamadas de práticas de bem viver, pois revelam saberes populares em, por exemplo, como buscar na natureza um remédio para determinada enfermidade, ou como aproveitar melhor alimentos ou ainda reinventá-los como mecanismo para escapar da insegurança alimentar. Tratam-se de receitas afetivas que elas aprenderam com seus familiares em momentos diferentes da vida e que as conectam com seu passado, presente e futuro. A obra pretende salvaguardar a memória destas mulheres e perpetuar esses saberes.

O guia quer servir para que as próximas gerações possam consultá-lo e se inspirar para a criação de novas receitas de cuidado e Bem Viver, respeitando a natureza e mantendo os saberes ancestrais vivos. Os exemplares serão vendidos a preços simbólicos para manutenção das atividades desenvolvidas na Rede Emaranhadas.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas