Redação Planeta Amazônia
Nos dias 23 e 24 de outubro, ocorrerá, em Porto Velho, a primeira edição da Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento em Rondônia. Idealizada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a proposta é reunir as principais instituições atuantes no desenvolvimento da Amazônia com o objetivo de otimizar as políticas públicas regionais em prol da região.
A Jornada – que já teve a primeira edição realizada nos Estados do Amapá, Acre e Roraima – faz parte da meta de regionalização e interiorização da Suframa, elencada como prioridade pela atual gestão e tem o escopo atuar de forma conjunta com instituições parceiras que atuam em prol do desenvolvimento regional, como a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e o Banco da Amazônia (Basa), além das instituições próprias de cada Estado, para estreitar as relações, melhorar o ambiente de negócios da região e reduzir as desigualdades socioeconômicas.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou todas as instituições apresentarão seus portfólios de projetos, visando à criação de iniciativas conjuntas para promover o desenvolvimento regional e a integração da Amazônia. “A Suframa detalhará como os investidores podem aproveitar os benefícios fiscais, como a Lei de Informática, e como os empreendedores podem industrializar produtos com matérias-primas regionais e incentivos tributários”, complementou.
Programação
A programação em Porto Velho ocorrerá no auditório da sede da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) e abordará dois temas principais. O primeiro inclui Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), ações de interiorização, incentivos da Suframa e recursos de PD&I na Zona Franca de Manaus, com apresentação de casos de sucesso. O segundo tema concentra-se nos incentivos fiscais e projetos industriais, com palestras que destacam as vantagens comparativas dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) e das Áreas de Livre Comércio (ALC), incentivos para a industrialização com matéria-prima regional e os benefícios do cadastramento na Suframa. Adicionalmente, estão planejadas visitas a institutos de ciência e tecnologia em Rondônia como parte da programação.