Rota de transporte é criada para escoar produção de açaí de território indígena

Redação Planeta Amazônia

O Governo do Amapá iniciou uma ação inédita para atender os povos indígenas da região de Pedra Branca do Amapari, no território Wajãpi. O Estado está fazendo o transporte da produção de açaí cultivado por essas comunidades, para o município de Santana. O escoamento está sendo feito pelas secretarias de Desenvolvimento Rural do Amapá (SDR), com apoio dos Povos Indígenas (Sepi).

A demanda para atender a região foi uma solicitação do Conselho das Aldeias Wajãpi (Apina), que se reuniu com a SDR e solicitou apoio no transporte da safra até junho.

“Recebemos essa questão e logo iniciamos os processos para criar uma rota extra para os nossos caminhões e assim, atender o pedido do conselho. Agora estaremos efetivando esse trabalho em prol dos nossos povos indígenas”, destacou o gestor da SDR, Kelson Vaz.

Indígenas solicitaram o apoio no transporte da safra até junho/foto:SDR/Divulgação e Maksuel Martins/GEA

A secretária dos Povos Indígenas, Simone Karipuna, destaca que existe um bom diálogo da gestão estadual com todos os territórios indígenas e isso possibilita ações inéditas até mesmo no setor econômico.

“É um trabalho novo na área voltado primeiramente para os Wajãpi. Esta atividade da SDR é inédita e completamente necessária para o escoamento do açaí. Isso mostra que os povos indígenas estão em todos os espaços, inclusive no setor produtivo e sem agredir o meio ambiente”, enfatizou.

Produção de açaí em terra indígena no Amapá/foto:/foto:SDR/Divulgação e Maksuel Martins/GEA



O deslocamento para trazer as produções está sendo feito da Terra Indígena Wajãpi, das aldeias CTA, Aramirã II, Pinotê, Nova Divisão, Nova Esperança, Zagury, Cachoeirinha, Manilha, Continental, Jacaré e outras, até a entrega para a Cooperativa Amazonbai, no distrito industrial de Santana, onde o açaí será beneficiado e comercializado para outros estados.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas