Redação Planeta Amazônia
Nessa quarta-feira (7), a sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) recebeu a delegação da Embaixada da República Dominicana. O encontro teve como objetivo estreitar as relações bilaterais e fomentar negócios entre os dois países.
Participaram da reunião, a embaixadora da República Dominicana, Patrícia Villegas, a conselheira Carlise Nouel, o cônsul honorário de Manaus, Nilio Portella, e o ex-cônsul honorário de Manaus, Celso Gonçalves. Representando a Suframa, estiveram presentes o superintendente Bosco Saraiva, o superintendente-adjunto executivo, Luiz Frederico Aguiar, e o coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa. Também participou da reunião a ministra Maria Deize Camilo, chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores na Região Norte.
A embaixadora Patrícia Villegas destacou a importância histórica da visita além do interesse na Zona Franca de Manaus. “Esta é a primeira vez que uma embaixadora da República Dominicana, um chefe de missão dominicana, visita oficialmente o Estado do Amazonas. A importância de Manaus é, precisamente, a Zona Franca de Manaus. O interesse de nossa visita é estabelecer uma parceria entre as zonas francas dominicanas e a Suframa, promovendo intercâmbios de conhecimentos, políticas públicas, tecnologia e comércio entre os dois países”, afirmou.
Durante a reunião, Patrícia Villegas também ressaltou as possibilidades de intercâmbio de compras e vendas de mercadorias. “Estamos interessados em explorar as oportunidades de intercâmbio comercial, como a exportação de equipamentos cirúrgicos dominicanos para o Brasil e a importação de pneus, partes de automóveis, motocicletas, aparelhos de ar-condicionado e refrigeração fabricados na Zona Franca de Manaus para a República Dominicana”, exemplificou.
A embaixadora mencionou, ainda, o início de um voo direto de Santo Domingo para Manaus, previsto para o primeiro semestre de 2025, que atenderá à demanda de turistas dominicanos interessados na pesca esportiva na Amazônia.
Relevância
O superintendente Bosco Saraiva enfatizou a relevância estratégica da Zona Franca de Manaus, mencionando a interligação logística e comercial entre o Peru e a Amazônia, facilitada pela inauguração do Porto de Chancay no litoral peruano, prevista para novembro. Ele destacou também o papel crucial do Polo Industrial de Manaus (PIM) na preservação de quase 100% da floresta no Amazonas. “A criação de um selo de valorização dos produtos fabricados na Zona Franca de Manaus é fundamental para mostrar ao mundo nosso compromisso com a maior floresta tropical do planeta e para promover os produtos da região,” afirmou.
A reunião, segundo Saraiva, marca a aproximação entre a Suframa e a embaixada dominicana, com potencial para exportações, além de futuras colaborações em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).