Da redação do Planeta Amazônia
Em 30 dias, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), fez a retirada de 400 toneladas de resíduos dos rios e igarapés da cidade. O material foi recolhido das orlas e encaminhados até o Aterro Sanitário Municipal.
No local, os resíduos sólidos são compactados e aterrados. A modalidade de limpeza dos igarapés e orla da cidade retiram, em média, 35 toneladas, por dia, de lixo. Grande parte desses materiais retirados das águas são garrafas PETs, carcaças de geladeiras, fogões, lavadoras e até pedaços de sofá e cama.
O subsecretário de Operações da Semulsp, Jairo Santos, que acompanhou o trabalho, disse que todo esse lixo é produzido pela população e que poderia diminuir e muito, se todos acompanhassem os projetos que a Semulsp coloca à disposição para evitar o descarte incorreto dos resíduos.
“A população precisa nos ajudar nessa luta. Temos tantos serviços como da coleta agendada, os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), sem contar o recolhimento do lixo diário que temos na nossa capital”, frisou o subsecretário.
Educação ambiental
Além da limpeza e coleta de lixo domiciliar diária, a Semulsp, por meio da Comissão Especial de Divulgação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), faz campanhas e ações de conscientização em todos os bairros da cidade, porta a porta, e por meio de redes sociais e ampla mídia. Existe também o grupo “Garis da Alegria”, que colabora com a campanha, inclusive com ações nas escolas municipais e estaduais.
Foto:Alex Melo