Da redação do Planeta Amazônia
Buscar integrar espaços dentro da universidade com a representatividade dos povos indígenas, levando cultura e saberes para fora das aldeias. Esse é o objetivo do 1º Seminário de Acadêmicos Indígenas do Acre, com o tema “Ocupando Espaços dentro e fora das Aldeias: O Tempo da Cultura dos Povos Tradicionais”.
O evento é realizado pela Universidade Federal do Acre, por meio da Diretoria de Arte, Cultura e Integração Comunitária, da Pró-Reitoria de Extensão. Será nos dias 24 e 25 de outubro, no núcleo da Ufac em Feijó, e seguirá com a programação nos dias 27 e 28 de outubro, no campus Floresta, na cidade de Cruzeiro do Sul.
15 estudantes indígenas da universidade participam como bolsistas. A ação vai abranger seis povos de diferentes etnias, em aldeias de cinco municípios do interior do Acre, nas regionais do Envira, Vale do Juruá e na capital Rio Branco.
“Nós estamos desenvolvendo projetos junto aos indígenas, que visam ao fortalecimento da cultura dos povos originários, levando seus saberes e questionamentos para dentro da universidade pública”, disse o coordenador do projeto e diretor de Arte, Cultura e Integração Comunitária, Francisco Pinheiro de Assis. “Estamos desenvolvendo um álbum de cultura indígena para retratar a realidade das aldeias sob a perspectiva não estereotipada dos nossos estudantes.”
O seminário será aberto a toda comunidade acadêmica e público em geral. O credenciamento ocorrerá na abertura dos respectivos eventos: em Feijó, dia 24, às 9h, no auditório do núcleo da Ufac, e em Cruzeiro do Sul, dia 27, às 9h, no auditório do campus Floresta. A programação completa do seminário será divulgada em breve. Dúvidas e informações podem ser encaminhadas para o e-mail dacic.proex@ufac.br.