Da redação do Planeta Amazônia
O nome científico é Topaza pella. Conhecido também como topázio-vermelho, o brilho de fogo é o beija-flor é considerado o maior e mais bonito espécime existente no Brasil. Ele dá nome a Reserva Extrativista em 2007, na parte sudeste do município de Pedra Branca do Amapari, no centro do Estado do Amapá, pouco mais de 185 km de Macapá. A gestão é de responsabilidade da Prefeitura de Serra do Navio. Tem uma área de 68.524,20 hectares.
Um convênio entre a Universidade Federal do Amapá – Unifap e a prefeitura de Pedra Branca do Amapari, vai realizar o inventário de fauna na Reserva Extrativista Beija-flor Brilho-de-fogo.
“A ideia desta parceria é justamente fortalecer a cooperação interinstitucional, com a possibilidade de investimento tanto em pesquisa como na extensão”, explicou a vice-reitora, Dra. Ana Cristina Maués.
A pesquisa, que será coordenada pelo professor da Unifap, Prof. Dr. Alexandre Souto, que fará o levantamento das espécies de invertebrados (anfíbios e répteis) existentes na área de preservação ambiental. A previsão é que o levantamento dure 12 meses. Os dados irão gerar informações que contribuirão com ações locais e representativas de proteção e manejo da Reserva Extrativista Beija-flor Brilho-de-fogo.
Para o vice-prefeito de Pedra Branca, Marcelo Pantoja, o projeto dará visibilidade para a reserva extrativista. “A Universidade é uma grande parceira, tem grande know-how de pesquisa e dessa forma faremos os planos de manejo para o nosso município, a gente tem passado ultimamente por um problema com mineração e a gente quer tornar o nosso município sustentável”, afirmou.