Redação planeta Amazônia
Doar mudas é uma política social que influencia na arborização das cidades promovendo o combate dos fenômenos climáticos nas áreas urbanas, como as ilhas de calor. O Viveiro Floresta, em Rio Branco ( AC), está doando mudas de espécies florestais e frutíferas que podem ser adquiridas por qualquer pessoa, desde que esteja com um documento de identificação.
O viveiro é gerido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) e é uma unidade de produção de mudas que tem como principal objetivo atender o Programa de Regularização Ambiental (PRA) no estado; projetos sociais de fomento ambiental de prefeituras, escolas e outras entidades, além da sociedade em geral.
O espaço do viveiro tem a capacidade de produzir um milhão de mudas, destaca a titular da Semapi, Julie Messias: “Atualmente estão sendo produzidas 51 espécies, entre frutíferas e florestais. Além da demanda de atendimento do PRA, o viveiro também atende a comunidade com as demandas espontâneas, então, há algumas espécies disponíveis para doação”, relatou.
as mudas disponíveis para doação são: açaí solteiro (nativo), açaí de touceira, andiroba, buriti, castanha elétrica, cedro rosa, cupuaçu, eucalipto, ingá de metro, ipê rosa, ipê amarelo, ipê de jardim (amarelo), mulateiro, paricá, samaúma, sombreiro e urucum. Cada pessoa pode levar até cem mudas, dependendo da disponibilidade.
O viveiro está aberto de segunda a sexta-feira, das 7 às 14h. Os interessados devem se dirigir ao local com um documento de identificação para realização do cadastro. O Viveiro da Floresta fica localizado na Rodovia AC-40, km 3, na capital acreana.