Acre deverá plantar mais de 1 milhão de mudas de café em 2023

Redação Planeta Amazônia

Com o maior investimento já realizado na cultura do café em solo acreano, o governo do estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Seprod), anunciou o investimento de mais de R$ 4,5 milhões para a expansão do cultivo de café robusta clonal, prevista para todas as regiões do estado. A  meta deste ano de 2023 é de se plantar mais de 1 milhão de mudas.

A iniciativa conta com capacitação destinada a servidores, assistência técnica, preparação de solos, mecanização e plantio de mudas em lavouras de produtores, dando toda a assistência para a produção de um café de qualidade para o estado.

De acordo com  o titular da Seprod, Luís Tchê, o investimento se faz necessário para colocar o estado no cenário nacional de produção. “O Acre produz cerca de 46 mil sacas de café e, com esse investimento, pretendemos ampliar a produção e gerar riqueza no campo, com foco nos pequenos produtores”, disse o secretário.

A ação vai promover um aumento da produção do produto, além da geração de emprego para a região amazônica, elevando a qualidade e a diversificação das cadeias produtivas, colocados como parâmetro de metas do governo do estado do Acre.

Aumento da produção de café

A primeira estimativa para a safra de café em 2023 aponta para uma produção de 54,94 milhões de sacas de café beneficiado. Mesmo neste ano de bienalidade negativa, a previsão inicial sinaliza uma produção 7,9% superior à colhida em 2022, que fechou em 50,9 milhões de sacas. As informações são do 1º Levantamento da Safra de Café 2023, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas