Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado, no Tocantins, inicia temporada de queimas prescritas

Redação Planeta Amazônia

A equipe de brigadistas da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado, iniciou nessa terça-feira, 9, a queima prescrita na Reserva Particular do Patrimônio Natural ( RPPN) Morro do Segredo, em Lajeado. A ação tem o objetivo de prevenir os incêndios florestais na época mais seca do ano. As queimas foram feitas em topos de morro e em aceiros mecanizados em trechos da rodovia TO-010 que liga o município à capital

A estratégia faz parte do Manejo Integrado do Fogo (MIF) executado na Unidade de Conservação (UC) há quatro anos. O fogo de baixa intensidade reduz a biomassa, combustível para a propagação das chamas nos meses mais críticos, e cria mosaicos que formam barreiras naturais aos incêndios. Esta é a segunda UC gerida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) a iniciar a temporada de queimas prescritas. No mês passado, as queimas começaram na APA Jalapão.

Às margens da TO-010, equipe faz queima de aceiros/foto: Fernando Alves

O trabalho da Brigada Gavião Fumaça na APA Serra do Lajeado conta com o apoio dos donos das propriedades e é supervisionado pela gestora da UC, Camilla Muniz. “Temos desenvolvido essa prática há quatro anos e já está consolidado aqui na região de Lajeado. Os produtores nos procuram ou já usam e nos informam. É um trabalho que está bem consolidado. As pessoas já sabem dessa prática que fazemos nos meses de maio e junho. Mas, mesmo assim, fazemos essa comunicação massivamente, corpo a corpo, e também pelo WhatsApp, lembrando o pessoal desses períodos. Com isso, conseguimos diminuir áreas queimadas, pois, no passado, as queimas aconteciam em áreas de dimensões maiores. Resultado do trabalho preventivo que fizemos de maio e junho nos topos de morros e nas margens das estradas”, detalhou a supervisora.

Um dos atrativos naturais mais visitados por turistas no município, o Morro do Segredo implementou o MIF na Unidade de Conservação há três anos após um incêndio trazer grandes prejuízos à estrutura da trilha. “Turistas do Brasil e também do exterior buscam o atrativo pela beleza cênica e pela biodiversidade de fauna e flora que temos aqui. Com a eficiência da prática da queima prescrita, prevenimos prejuízos e preservamos o Cerrado que temos aqui”, destacou o condutor ambiental Marcos Oliveira.

Temporada de queima da APA Serra do Lajeado segue até junho/foto: Fernando Alves

O produtor rural Tomaz Aquino acompanhou o trabalho da brigada às margens da TO-010 nessa terça, no trecho próximo a sua propriedade. “Para nós, produtores, é muito importante essa iniciativa que o Naturatins propôs porque nos ajuda a evitar os incêndios na época mais crítica. Este trabalho vai ao encontro dos interesses dos produtores, e o órgão se coloca à disposição com a brigada florestal em dar esse apoio”, elogiou. Conforme o calendário da UC, as queimas prescritas na APA Serra do Lajeado seguem até o mês de junho.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas