Conheça a logística das eleições em comunidades indígenas do Amazonas

O Tarde Nacional – Amazônia falou sobre a preparação para as eleições nas aldeias indígenas e nos lugares remotos do Amazonas. O entrevistado foi o Juiz Eleitoral da 36ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, Edson Rosas Neto.

Ele falou dos desafios de logística para levar as urnas a locais que ficam até 4h de distância dos centros urbanos. Nos casos mais difíceis, as urnas e as equipes precisam viajar de barco, helicóptero e até fazer parte do percurso a pé. Segundo o juiz, o planejamento vai desde a precaução com o clima da região até a questão da segurança, por causa dos chamados “piratas” que circulam na região fronteiriça. 

O entrevistado também contou como é feita a aproximação com as comunidades indígenas, com apoio das lideranças, dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e de tradutores. Ele ressaltou a importância da participação desses povos no processo eleitoral e do engajamento dos servidores da justiça eleitoral para que todas as comunidades possam exercer seu direito ao voto. 

Clique aqui para ouvir a entrevista na íntegra.

O Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Por Portal EBC

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas