Por redação do Planeta Amazônia
Quando o assunto é futebol, o brasileiro é um apaixonado. E quando é ano de copa, o país se veste com as cores da bandeira. O apoio a seleção está em todos os lugares. Nas cidades amazônicas, os moradores se mobilizam para decorar as ruas e até prédios públicos entram no clima, como foi o caso do prédio da Assembleia Legislativa do Acre, iluminado nas cores verde, amarela, branca e azul em razão da Copa FIFA 2022.
“A Aleac iluminada é o mais novo cartão postal de Rio Branco. Assim como ela dá cores às nossas importantes campanhas de conscientização, ela também ficará verde e amarela durante toda a realização da copa. Vamos juntos torcer para a nossa seleção. Vamos mentalizar o hexa porque esse ano ele virá”, enfatizou o presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior.
Em Manaus, a rua Santa Isabel, no bairro Vila da Prata, é toda ornamentada com bandeiras das seleções. A beleza dos detalhes garante uma tradição de conquistas. Há vários anos a “Rua da Copa” como também é chamada, vence um concurso municipal.
No Acre, um concurso promovidos pelo governo do estado em parceria com as prefeituras, também premia as ruas mais bonitas da copa. Nesse fim de semana, a vencedora em Rio Branco foi a rua Dr. Adalberto Costa e Silva, na Cohab do Bosque.
A decoração mobilizou os moradores. Em dias de jogos, alguns se vestem como árabes, uma alusão ao Qatar, país da copa 2022. “É sempre assim em ano de copa. Crianças, adultos e idosos entram no clima para torcer para o Brasil.” Afirmou, Geiza Milena de Oliveira, moradora, vencedora do concurso “Minha Rua é Louca pelo Brasil”.