Encontro vai abordar fomento de cultivo de cacau no Sul de Roraima

Redação Planeta Amazônia

Para fortalecer ainda mais a agricultura familiar no Estado, o Governo do Roraima, por meio do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), realizará nos dias 28 e 29 de setembro no município de Caroebe, o I Encontro de Produtores do Polo Cacaueiro do Sul de Roraima, com o objetivo de fomentar a cadeia produtiva na região.

O encontro conta com apoio da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) e Prefeitura Municipal de Caroebe. É voltado aos produtores rurais de cacau e empresários que trabalham com os produtos derivados do cacau (chocolate, polpa, produção de mel, geleia, licores e nibs), e gratuito.

Evento va contar com treinamento e palestras voltados para os participantes/foto: Ascom_Iater

O presidente do Iater, Marcelo Pereira, destacou que será um momento importante para reunir os produtores e debater sobre a cultura no Estado. “Durante o encontro vamos, juntamente com os produtores, nivelar as informações sobre a produção do cacau, quais os procedimentos que o governo está adotando para ampliar a capacidade de produção do Polo Cacaueiro, bem como apoiar os produtores que estão trabalhando com a cultura do cacau, quanto a questão técnica, estrutural e gestão da produção”, disse.

No encontro, serão ministradas diversas palestras referentes ao histórico e ações atuais do polo cacaueiro em Roraima, manejo fitossanitário e defensivos recomendados e produção e comercialização do cacau, além do lançamento do Manual Técnico do Cacau Roraima.

O Polo

O projeto Polo Cacaueiro do Governo do Estado, em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atende mais de 300 famílias de Entre Rios, Caroebe, Baliza, São Luiz e Rorainópolis.

Os produtores familiares recebem assistência técnica do governo, assim como as sementes e insumos necessários para o plantio. 

O encontro é voltado aos produtores rurais de cacau e empresários que trabalham com os produtos derivados do fruto/foto: Ascom_Iater

Em 2018, o polo recebeu do governo o primeiro investimento no município de Caroebe com o plantio seminal (sementes híbridas de 21 variedades). Hoje, Roraima conta com variedades seminais e clonais, que se encontram em fase de coleta de dados socioeconômico, ambiental e produtivo.

Em janeiro deste ano, o governo entregou 240 mil sementes de cacau híbridas, oriundas da cidade de Medicilândia (Pará), aos produtores do Polo Cacaueiro da região Sul.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas