Governo do Amapá formar parcerias para multiplicar manivas-semente para áreas indígenas de Oiapoque

Redação Planeta Amazônia

O Governo do Amapá iniciou o plantio das cerca de 125 mil manivas-sementes melhoradas, que servirão para fortalecer a agricultura familiar e a produção em áreas indígenas. O material foi implantado em duas regiões, sendo 5 hectares no campo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no KM-48 da BR-156, e outros 7 hectares na Fazenda Asa Branca, em Tartarugalzinho.

A iniciativa com a multiplicação do material busca atender prioritariamente as áreas indígenas da região de Oiapoque, que sofrem atualmente com pragas e doenças na plantação de mandioca. Em função disso, foi decretado pelo Governo do Amapá, no mês de julho, situação de emergência fitossanitária.  Todo esse processo de multiplicação é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Amapá (SDR), em parceria com a Embrapa/AP e pela empresa Agrosoja.

Parceria entre o governo do Amapá e empresa vai beneficiar agricultores do estado/foto: Glauber Tiriyó_GEA

“Aqui temos uma parceria com a Aprosoja que não só cedeu a área de sete hectares, como plantou aqui pra nós as sementes melhoradas que vamos multiplicar e depois entregar aos indígenas de Oiapoque, junto aos outros cinco hectares que estão na Embrapa”, destacou o governador, Clécio Luís.

A previsão é que, com a multiplicação, sejam produzidas manivas-sementes suficientes para 70 hectares, pois um hectare plantado gera material para mais 10 hectares. Em outro ponto, o volume de raízes que deverá ser produzido pelas atuais sementes deverão somar cerca 170 toneladas, apropriadas para a produção de farinha.

“Nossa prioridade agora é atender as áreas indígenas e aqui temos uma parceria entre Governo do Amapá, Embrapa e Agrosoja, para desenvolver as sementes e em poucos meses elas estarão prontas para iniciar um novo plantio nas áreas de Oiapoque”, informou o secretário de Desenvolvimento Rural, Kelson Vaz.

O cultivo das sementes melhoradas e mais resistentes às adversidades do campo é uma das medidas adotadas pelo Estado para solucionar os problemas nas áreas indígenas de Oiapoque e também organizar e qualificar a produção familiar da mandioca no Amapá.

Reniva Amapá

A aquisição das novas sementes de mandioca ocorreu por meio do programa Reniva Amapá, uma estratégia para difundir, por meio de uma rede articulada de multiplicação, a transferência de manivas-semente de mandioca com garantia da qualidade fitossanitária tanto para pequenos agricultores familiares quanto para os grandes produtores rurais.

Novas sementes vão garantir qualidade fitossanitária para produtores rurais do Amapá/foto:Glauber Tiriyó_GEA

As 125 mil sementes que agora passam pelo processo de multiplicação foram produzidas pelo engenheiro agrônomo Benedito Dutra, considerado o maior maniveiro do Brasil e certificado pela Embrapa. Entre as variedades trazidas ao estado estão a jurará, manivão, poti e mari.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas