Primeira etapa de museu é entregue pelo Governo do Acre

Redação Planeta Amazônia

A data da comemoração do início da Revolução Acreana, 6 de agosto, também será lembrada pela inauguração da primeira etapa do Museu dos Povos Acreanos, uma obra idealizada e iniciada em 2018, mas concretizada na gestão do governador Gladson Cameli, que compreende a importância da valorização da história e da cultura acreana.

A solenidade de abertura do novo espaço público foi marcada pela entrega de condecorações da Ordem da Estrela do Acre a personalidades que se destacam na história acreana em diversas áreas de atuação. Receberam a honraria a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Ferrari; o educador Evaristo de Lucca; Eduardo Reis Diniz, o Lorde do Iaco; a cantora Francis Nunes; Hademi Moreira Maia; e Antônio Cordeiro da Silva, o Cordeirinho, que dirigiu para todos os governadores desde a gestão de Geraldo Mesquita.

Durante evento, personalidades que se destacam na história do Estado receberam a conderação da Ordem da Estrela do Acre/foto: Diego Gurgel_Secom

“Cultura é saúde. Cultura é educação. Cultura é cidadania. Estou muito honrado neste momento e não poderia deixar de reconhecer o trabalho de todos os servidores que estiveram envolvidos na realização dessa obra, que é muito mais do que um museu, é um retrato social das várias vertentes humanas e culturais que formaram nosso Estado. Não posso esquecer que tudo isso é fruto de um sonho do ex-governador Tião Viana, um sonho que conseguimos dar continuidade e realizar da melhor maneira possível. Isso comprova o quanto temos compromisso com a população, porque o patrimônio é do povo e não dos gestores”, disse o governador Gladson.

A arquiteta Marlúcia Cândida, esposa do ex-governador Tião Viana, o representou na solenidade e, em uma fala contundente, fez questão de elogiar o empenho do governador Gladson Cameli, que, mesmo diante das inúmeras dificuldades, conseguiu concluir o projeto.

“Estar aqui hoje, para nós, representa um passo em direção à paz. Governador Gladson Cameli, não é fácil fazer cultura num país que, há poucos meses, havia uma atmosfera cultural de ódio e fake news. Eu imagino a dificuldade do seu governo em estar aqui hoje entregando este espaço. Por isso, eu quero parabenizar a todos que o ajudaram a realizar este feito”, destacou Marlúcia.

Programação alusiva à inauguração do Museu segue até o próximo domingo/foto: Cristian Raphael_FEM

O primeiro piso do Museu dos Povos Acreanos, além do átrio e do auditório, tem sete espaços de visitação que obedecem ao projeto do Plano Museológico, que continua em andamento até a conclusão final da obra, prevista para dezembro deste ano.

A programação alusiva à inauguração do Museu prossegue até o próximo domingo, 13, com exibição de documentários, palestras e apresentações culturais.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas