Grupo folclórico do Mato Grosso realiza primeiro ensaio aberto de 2024 neste domingo

Redação Planeta Amazônia

Em comemoração aos 70 anos da mestra da cultura popular Domingas Leonor da Silva, mais conhecida como Dona Domingas, o Grupo Flor Ribeirinha realiza neste domingo, 03, às 19h, o primeiro ensaio aberto de 2024, com entrada gratuita ao público e participação de artistas convidados. O evento, que tem se destacado por celebrar a cultura popular mato-grossense, será no Quintal da Domingas, localizado na comunidade de São Gonçalo Beira Rio.

Dona Domingas vai comemorar o aniversário com muita dança e alegria no domingo, 3 de março/foto: Divulgação

O grupo folclórico foi criado há 30 anos na comunidade que fica localizada às margens do rio Cuiabá, em Mato Grosso, e já viajou pelo mundo representando o Brasil em festivais internacionais de Dança. Em 2023, o grupo venceu a competição “ Cheonan World Dance Festival”, na Coreia do Sul e se tornou tetracampeão mundial de folclore.

O Grupo Flor Ribeirinha tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), e neste primeiro ensaio irá apresentar trechos do espetáculo ‘Bença Vó’, lançado em 2022 para homenagear a trajetória da fundadora do grupo, e que terá nova estreia em abril, no Teatro da UFMT.

O ensaio aberto também permite ao público participar dentro de uma roda de siriri e outros ritmos. “Tenho a maior satisfação em receber todos aqui no meu quintal para comemorar comigo os meus 70 anos de idade. Aguardo vocês com muito carinho”, convida Dona Domingas, que recentemente também foi premiada em edital do Ministério da Cultura como Mestra da Cultura Popular.


O evento conta com feirinha de gastronomia, com pratos típicos regionais, e produtos artesanais produzidos na comunidade São Gonçalo Beira Rio.

O gestor cultural e diretor artístico do grupo Flor Ribeirinha, Avinner Brandão, que coordena o evento, ressalta que, além de valorizar e divulgar a cultura regional,  o ensaio aberto é uma oportunidade para artistas populares mostrarem seus trabalhos e gerar renda com o comércio de produtos e serviços. “É importante ressaltar também o potencial turístico que essa ação oferece. É uma iniciativa que aproxima turistas e população local em um momento de vivenciar a cultura cuiabana de forma legítima”.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas