Redação Planeta Amazônia
Na próxima segunda, dia 13, abrem as inscrições para o primeiro programa de 2023 da Jornada da Amazônia, plataforma de inovação que tem como objetivo promover negócios que apoiem a manutenção da floresta em pé. As inscrições vão até o dia 12 de março, pela página do programa de forma gratuita.
O primeiro ciclo do Programa Gênese, pretende despertar jovens talentos empreendedores e estimular a pesquisa orientada para produtos e processos de impacto para a floresta.
O programa é destinado a jovens da região amazônica, podendo participar talentos residentes nos nove estados da Amazônia Legal, maiores de 18 anos, estudantes de Ensino Médio, Técnico, Graduandos e Pós-Graduandos de instituições de ensino superior da região Amazônica.
A iniciativa, coordenada e executada pela Fundação CERTI, conta com a coparticipação e investimentos do Bradesco, Fundo Vale, Itaú-Unibanco e Santander, se enquadrando no Plano Amazônia, aliança entre os três bancos, e no Programa de Bioeconomia do Fundo Vale.
O propósito é atuar na base da geração de conhecimento, fortalecendo a cultura de inovação e empreendedorismo. Além disso, pretende incentivar o surgimento de novas soluções, que consideram oportunidades locais, demandas de mercado e a sustentabilidade socioeconômica e ambiental da floresta amazônica.
O projeto tem parceria firmada com universidades e escolas técnicas, com foco no público acadêmico, estudantes e pesquisadores. “O Gênese vai inserir esse jovem talento em uma metodologia dinâmica e prática, de comunidade de formação, voltada a fortalecer a cultura de empreendedorismo de inovação de impacto”, destaca Marcos Da-Ré, diretor de Economia Verde da Fundação CERTI.
O Gênese segue um formato de Comunidade de Formação onde, ao longo de quatro semanas, os participantes interagem em um ambiente virtual que estimula o protagonismo para o empreendedorismo de impacto.
A cada semana um tema novo é explorado e aplicado de forma prática por meio de exercícios interativos, no modelo de atividades de autoconhecimento e desafios que envolvem pesquisa, colaboração e proposição de soluções inovadoras. São disponibilizados uma série de conteúdos interativos como videoaulas, podcasts, quiz, webinars ao vivo, envolvendo recursos como a realidade virtual.
Os participantes mais engajados são convidados semanalmente para uma vivência da Jornada do Empreendedorismo por meio de um game de Educação Empreendedora, que simula a experiência de criação, validação e tração de um negócio de impacto.
Ao final da edição, aqueles que mais se destacarem serão convidados a participar de uma viagem de imersão para conhecer o Ecossistema de Inovação de Florianópolis ao final do ano. Os participantes também irão receber certificado com o total de horas para validação de atividade complementar.
Em 2022, foi realizada uma edição do programa no Pará, envolvendo 97 diferentes municípios do estado, desde a capital até pequenas comunidades como a Aldeia Gavião Parkatêjê, Comunidade Quilombola de França e Quilombo Tiningu. Ao todo, 516 jovens acessaram a Comunidade de Formação e 273 se capacitaram nas ações propostas. O ciclo resultou em 105 novas ideias de soluções empreendedoras voltadas para bioeconomia na região da Amazônia Legal.
Sobre o Gênese e a Jornada Amazônia
O Gênese é um dos programas da Plataforma de Inovação em Negócios da Bioeconomia, realizada pelo Bradesco, Fundo Vale, Itaú-Unibanco e Santander, e faz parte da Jornada Amazônia, coordenada e executada pela Fundação CERTI.
A Jornada Amazônia tem como tese estimular um ecossistema robusto de negócios inovadores e escaláveis da bioeconomia na Amazônia, de forma a promover a competitividade da floresta em pé, tanto conservada como restaurada.
Até 2025, a Plataforma pretende contribuir para a mobilização de mais de 20.000 talentos empreendedores no país e promover a criação de 200 startups de impacto na região amazônica, capacitando e financiando, ainda, as startups com soluções mais promissoras.