Limpeza em córregos das cidades amazônicas evita alagamentos e melhora vida da população

A desobstrução de córregos em Rio Branco, no Acre, é uma ação pra evitar alagamentos no período de chuva.

A poluição hídrica corresponde ao processo de poluição, contaminação ou deposição de rejeitos na água dos rios, lagos, córregos, nascentes, além de mares e oceanos. Trata-se de um problema socioambiental grave. Embora a água seja um recurso natural renovável, ela pode tornar-se cada vez mais escassa, haja vista que apenas a água potável é própria para o consumo.

A principal causa da poluição das águas é o crescimento desenfreado das cidades e com o sistema precário de saneamento básico. Em muitas comunidades da Amazônia, o reflexo desse problema aparece principalmente no período de chuva. Rios, igarapés e córregos transbordam invadindo casas e comunidades inteiras.

Na capital acreana, homens da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), da Prefeitura de Rio Branco, realização diversas ações de limpeza, para atender centenas de moradores no Conjunto Esperança.

Dois pontos da via receberam intervenções por meio do programa Cidade Limpa, Povo Desenvolvido. O primeiro passou por catação e retirada de entulhos manual e mecanizada.Já o outro, situado às margens de um córrego, contou com desobstrução das águas, capina, roçagem e raspagem.

A dona de casa Nete Silva lembra os momentos de aperreio no inverno. “Qualquer chuvinha que dava alagava tudo aqui. Aprofundando mais e limpando o córrego ele fica melhor, a água não tem como avançar pra cá”.O vendedor de frutas, José Pereira, disse que essa ação vai evitar muitos transtornos: “Agora vai melhorar bastante pra todo mundo, porque quando chovia trazia os entulhos e entupia tudo”.O coordenador do serviço, Aroldo Nascimento, orienta para que a população evite jogar lixo nos córregos. “A gente encontra muito fogão, sofá e máquina de lavar. E aí a gente pede que as pessoas não façam isso. Pode botar na frente de casa, que é mais acessível pra recolher”.

Com informações e foto da Assecom PMRB

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas