Novembro azul: Assembleia Legislativa do Acre adere campanha de combate ao câncer de próstata

Da redação do Planeta Amazônia

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou uma projeção dos casos de câncer de próstata este ano. Em todo o país, a entidade acredita que serão 65 mil novos casos. Durante a fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas no paciente. No entanto, cerca de 95% dos tumores estão em fase avançada quando os primeiros sinais são registrados. Nos casos mais avançados da doença, o paciente precisa realizar tratamentos mais intensos, como quimioterapia e radioterapia. Ainda assim, há a possibilidade de não obter a cura.

A grande maioria dos homens classifica o câncer de próstata como uma doença da terceira idade. No Brasil, sem considerar os tumores de pele não-melanoma, o câncer de próstata é o mais comum em todas as regiões do país, representando 29% dos diagnósticos da doença em relação à população masculina.

Fotos: Sério Vale

As ações do Novembro Azul visam a atenção na saúde do homem e prevenção do câncer de próstata. A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aderiu à campanha. O prédio no centro de Rio Branco, capital do Acre, ficou todo iluminado com a cor da campanha. A solenidade foi no hall da Aleac com a participação de deputados estaduais, servidores da Casa, e do coordenador do Núcleo e Saúde do Homem da Sesacre, Sérgio Soares. A presença da Banda de Música Mirim da PM abrilhantou o evento com repertório de músicas regionais e nacionais.


O presidente do Poder Legislativo, deputado Nicolau Júnior (PP), junto à mesa diretora, investiu na iluminação externa para reforçar as campanhas de conscientização.

“Este Poder sempre esteve comprometido com as ações de saúde pública. Neste sentido, com o objetivo de reforçar ainda mais essa linda e importante campanha, decidimos iluminar o prédio da Casa, sinalizando que também aderimos à campanha Novembro Azul. As luzes mudam de cor dependendo do tema a ser destacado. É uma forma de reforçar as campanhas de conscientização temáticas. A Aleac iluminada é o mais novo cartão postal do centro da capital acreana; enfatizou o presidente Nicolau Júnior.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas