ONG brasileira que leva saúde a indígenas isolados da Amazônia é finalista de prêmio internacional

Redação Planeta Amazônia

A ONG Expedicionários da Saúde (EDS) de Campinas está entre os finalistas do prestigiado Prêmio Zayed de Sustentabilidade, levando atendimento de saúde a indígenas isolados da Amazônia. a ONG foi escolhida entre as instituições de 150 países que se inscreveram para esta edição nas categorias saúde, alimentação, energia, água e escolas do ensino médio.

A escolha coincide com a 50.ª Expedição realizada pela ONG, entre os meses de novembro e dezembro, em Assunção do Içana, distrito de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Concorrendo na categoria saúde com outros dois finalistas: o Helmholtz Centre, da Alemanha, que pesquisa epidemias, e o Laboratório Ory, do Japão, que desenvolveu um robô para reduzir o isolamento social de pessoas com deficiências.

 O prêmio foi criado em 2008 nos Emirados Árabes Unidos para perpetuar o legado do xeque Zayed bin Sultan Al Nahyan por seu compromisso com a sustentabilidade do planeta. O prêmio nesta edição atingiu a marca de mais de 4 mil inscritos, sendo reconhecida mundialmente pala sua valorização da tecnologia social e sustentável.

O presidente da EDS, o médico Ricardo Affonso Ferreira destaca que somente por serem finalista entre tantos postulantes ao prêmio, já é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela ONG. “Nossos concorrentes são grandes corporações e nós somos muito pequenos. O prêmio de US$ 600 mil (cerca de R$ 3 milhões), que para os outros finalistas pode não ser tão significativo, nos ajudaria muito, inclusive na compra de medicamentos para nossos projetos. Mas, se não vier, o fato de termos virado finalistas já nos enche de satisfação”, disse Affonso.

ONG Expedicionários da Saúde

A ONG brasileira desenvolve um trabalho filantrópico nas comunidades indígenas da Amazônia, desenvolvida de forma casual por um grupo de amigos médicos, acostumados a expedições em regiões de floresta do Brasil. Foi no ano de 2002, no Pico da Neblina, no norte do Amazonas, na fronteira com a Venezuela quando passaram pela aldeia yanomami Maturacá que decidiram realizar ações básicas de assistência médica a população indígena, sendo oficialmente estruturada apenas em 2003.

Ao longo dos 20 anos de existência, foram mais de 300 voluntários que assistiram um território de área superior a 500 mil km², equivalente ao território da França, realizando maisde 120 mil procedimentos e cerca de 10 mil cirurgias. Tendo até um Centro Cirúrgico Móvel,  com estrutura de hospital de campanha, com salas de cirurgia geral, cirurgia oftalmológica, pequenos procedimentos, sala de espera para pacientes e centro de material e esterilização.

Prêmio Zayed de Sustentabilidade

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade foi lançado na Cúpula Mundial de Energia do Futuro de 2008, por Mohamed bin Zayed Al Nahyan, presidente do Emirados Árabes Unidos. O prêmio é uma homenagem ao legado de humanitarismo e compromisso com a sustentabilidade do falecido Sheik Zayed bin Sultan Al Nahyan.

Desde a primeira cerimônia de premiação, em 2009, houve 96 vencedores em todo o mundo, com mais de 370 milhões de pessoas impactadas pelas soluções de sustentabilidade e projetos escolares inovadores. O prêmio será entregue às iniciativas vencedoras durante a Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi, entre os dias 13 e 18 deste mês.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas