A prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), iniciou o reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente (APPs), no Igarapé Sobral, na bacia do Sobral.
O objetivo é aumentar o quantitativo de árvores plantadas, e desse modo, mitigar os danos ambientais, proporcionar conforto térmico a população, e ajudar no combate do aquecimento global.
(Foto: Evandro Derze/Assecom)(Foto: Evandro Derze/Assecom)
A área reflorestada na capital acreana sera de 9 hectares. O equivalente a 10 campos de futebol, que serão ocupadas com o plantio de 2 mil mudas de diferentes espécies, um total de 10 espécies florestais e 14 frutíferas.
A ação faz parte de uma iniciativa que visa mostrar compromissos com o meio ambiente, “esse plantio de árvores que faremos aqui nessa região grande onde muitas árvores serão plantadas, não tenho dúvida nenhuma que vai mostrar não só ao Brasil, mas ao mundo o nosso compromisso com o meio ambiente”, disse o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.
(Foto: Evandro Derze/Assecom)(Foto: Evandro Derze/Assecom)
De acordo com o secretário municipal da Semeia, a prefeitura de Rio Branco tem até 2025 para plantar 12 hectares de Áreas de Preservação Permanente, mas explica que o reflorestamento da Bacia do Sobral vai fazer a gestão concluir essa meta em três meses, o que estava previsto para três anos.
A ação também possibilitou uma educação ambiental, uma parceria que a Semeia tem com a creche Maria Silvestre de França, onde foi possível as crianças aprenderem sobre a importância de cuidados com o meio ambiente.
(Foto: Evandro Derze/Assecom)(Foto: Evandro Derze/Assecom)