Redação Planeta Amazônia
Pessoas em situação de rua foram o público alvo de uma programação realizada pelo Centro Pop, na capital acreana. Palestras, ações sociais como corte de cabelo e serviços de saúde para este público. O atendimento foi realizado nessa quarta-feira, 20, durante o dia todo.
De acordo com a coordenadora do Centro Pop, Liberdade Leão, a intenção do evento é levar auto estima a essas pessoas proporcionando serviços essenciais que devolvem a dignidade para muitos. O Centro Pop é a unidade de referência no atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social em Rio Branco.
É um exemplo inspirador de apoio e cuidados que mobiliza também parceiros. É o caso do cabeleireiro Alcimar Rodrigues, que de forma voluntária se ofereceu para cuidar da beleza dessas pessoas. “A gente mexe com a autoestima da pessoa e, trazer essa felicidade, é mudar a autoestima dessa pessoa nem que seja por um momento. Pra gente é satisfatório”. A satisfação é também do seu Francisco Moura. “Quem é que vai ter dinheiro todo mês, pra gente que não tem trabalho, não tem nada, vive na rua, é muito bom”.
Hoje, Rio Branco tem cadastradas 500 pessoas em situação de rua. Para o André, que é representante dos moradores em situação de rua, eventos como esse, os aproximam e estimulam o convívio social. “Eu acho muito importante o desempenho, principalmente da direção do Centro Pop, em conseguir trazer até essas pessoas, um pouco de dignidade de ter seu cabelo cortado, a sua barba, as mulheres fazerem alguma coisa, o alto-astral deles cresce mais um pouco”.
As várias atividades sociais que estão sendo realizadas, como corte de cabelo, palestras sobre saúde mental, aferição de pressão, atendimento psicológico e outros serviços importantes, são uma forma de promover conscientização e cuidado para a população.
“Se precisar ir para a UPA, no pronto-socorro, uma situação de saúde, nós levamos, encaminhamos, vemos questão de exames, temos também rodas de conversas, temos palestras, temos também um trabalho com a educação”, explica a coordenadora do Centro.
Programa Produzindo Sorriso
Outra ação da prefeitura que também leva dignidade aos moradores é o Programa Produzindo Sorriso que está acontecendo até o dia 22 de setembro. A unidade móvel do programa está atendendo em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) Nadezir da Silva, e proporciona diversos procedimentos odontológicos aos moradores do bairro Santa Helena e adjacentes.
Segundo Nacilia Dias, coordenadora do Programa, o Produzindo Sorriso veio para assistir à população rio-branquense que há tempos necessitava de um atendimento como esse. “É um programa que, à proporção que está levando o atendimento que nunca existiu, a gente chega em uma unidade fazendo o atendimento a 40 a 45 pessoas ao dia, a gente encerra a unidade na sexta-feira com mais de 300 pacientes atendidos e mais de mil procedimentos realizados. A população está ganhando um serviço de qualidade e excelência, que é o que o programa tem para oferecer. Estamos aqui para fazer o diferencial, atendendo ao máximo e com excelência a população”.
De acordo com Ociete Modesto, o Programa está de parabéns tendo em vista que há muito tempo ela aguardava por um atendimento como esse. “É muito importante esse programa no bairro, porque inclusive eu mesma estava há muitos meses querendo dentista, mas em nossa rede pública é muito difícil para conseguir. Quando eu soube que ia ter em meu bairro e próximo à minha casa, aproveitei a oportunidade. Quero agradecer à prefeitura e a todos que trouxeram esse programa para o nosso bairro”.
Para Carlos Santana, morador do bairro há 18 anos, o Produzindo Sorriso vem para resgatar a felicidade de muitas pessoas que sofrem com algum tipo de problema bucal. Ele agradeceu a gestão por estar fazendo a diferença na vida da população. “É um momento muito importante, porque nos traz um benefício que precisamos, que é a saúde bucal. Moro aqui há 18 anos e vejo como isso é um momento especial para toda a comunidade. Quero agradecer à prefeitura por esse procedimento tão importante que ela está fazendo pela comunidade e por todos os moradores do bairro Santa Helena”.
Lucivânia Barbosa é moradora do ramal Benfica, no bairro Vila Acre e ao tomar ciência de que o Programa Produzindo Sorriso está na USF, não perdeu tempo e foi em busca do atendimento. Ela disse com alegria que consegue ver o cuidado da gestão com a população rio-branquense. “Eu queria agradecer a Prefeitura de Rio Branco que tem muito tempo que estou precisando de um dentista e, como não tenho condições para ir em um particular, estou aqui porque eles estão fazendo todos os procedimentos, muito obrigada e que Deus abençoe”.