Redação Planeta Amazônia
Tratar sobre a conclusão do projeto de reconstrução da BR-364 é a pauta que parlamentares da bancada federal do Acre e o governador Gladson Cameli querem ter com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O grupo está buscando agendar uma reunião com o presidente Lula.
A audiência do governador Cameli e parlamentares federais com o presidente já foi incluída na pauta do grupo pelo coordenador da bancada, senador Alan Rick. A articulação também deverá envolver o senador Sérgio Petecão, a quem o governador também pediu apoio.
“Vamos tratar, agora, de reconstrução, porque já tem um tempo que esse projeto está sendo finalizado e a população não pode mais esperar”, disse o governador, que em janeiro incluiu a solução para a BR entre as prioridades do Estado entregues ao presidente Lula.
No dia 2 de março, durante uma reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, o diretor geral do departamento de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabrício de Oliveira Galvão e parlamentares do Acre, a situação da rodovia que liga os municípios de Rio Branco a Cruzeiro do Sul foi debatida. Na ocasião, o ministro afirmou que o governo federal tem conhecimento da situação crítica da estrada e falou que as obras emergenciais de recuperação e reconstrução devem começar até o fim do mês de março. Durante o encontro, o ministro Renan Filho anunciou R$ 600 milhões para a rodovia.
A BR-364 tem 4.309 km de extensão, corta o país em sentido diagonal Leste-Oeste e atravessa 6 estados brasileiros. A estrada inicia em Limeira, estado de São Paulo, e termina em Mâncio Lima, no Acre.