Redação Planeta Amazônia
Nos dias de feriado do carnaval, a igreja católica promoveu o retiro espiritual “Rio de Água Viva” que está em sua 31ª (trigésima primeira) edição. O objetivo é oferecer uma alternativa de vivência religiosa e momentos de reflexão para aqueles que desejam fugir da agitação carnavalesca.
Em Rio Branco o espaço escolhido foi o Instituto Imaculada Conceição, no segundo distrito da cidade. O secretário-geral do Rio de Água Viva, Valsi Guedes explicou o que o retiro proporciona aos fiéis.
“Nós temos palestras, pregações, formações, momentos de descontração para animar mesmo o pessoal, se divertir. E temos também para àqueles que buscarem a confissão, os padres estão à disposição. Nós já estamos chegando no final, quarto dia. É o momento da nossa Santa Missa que vai encerrar o encontro.”
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, participou do evento religioso. Ele celebrou, orou e fez a leitura bíblica. O gestor disse que o Rio de Água Viva é um fortalecimento de fé para os católicos.
“Eu fiz questão de vir aqui nesse evento da Igreja Católica. Eu acho que o mais importante é a paz, é a liberdade de poder você fazer aquilo que quer. Nem todo mundo gosta de samba, de outro tipo de dança, outros gostam de fazer isso aqui, exatamente, de ficar mais próximo de Deus. É o momento de você refletir mais sobre a sua vida, eu acho que isso é importante”, destacou.
Mais de duas mil pessoas passaram pelo local durante os quatro dias de celebração. A dona de casa, Leia Gadelha, participa do retiro todos os anos. “Fico muito feliz em poder participar porque Deus é tudo na vida da gente. Tenho uma alegria, uma satisfação imensa de estar aqui participando desse momento tão especial, tão sublime que é a presença de Deus em nossas vidas.”
O estudante, João Alisson, veio da cidade de Envira, no Amazonas, para participar pela primeira vez do evento. “É uma experiência muito gratificante para nós que somos católicos, uma experiência muito boa para quem se entrega. Realmente a gente sai renovado, a gente sente a presença do Espírito Santo. E para aqueles que não participam ainda, eu deixo o convite para que no próximo ano vocês possam estar aqui. Eu garanto que a gente sai daqui renovado”, concluiu.”