Suframa participa de inauguração do laboratório de inteligência computacional no Acre

Redação Planeta Amazônia

A Coordenação Regional de Rio Branco (CORERB) da Suframa representou a Autarquia na cerimônia de inauguração do Laboratório do Projeto Pesquisas Aplicadas em Visão e Inteligência Computacional (Pavic-Lab), desenvolvido pela Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceria com a Motorola, a Flextronics e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape). O evento ocorreu nessa quinta-feira (29), no hall do bloco dos mestrados da Ufac, campus Rio Branco.                                                         

A coordenadora regional de Rio Branco da Suframa, Maria Thereza Alves, destacou que o laboratório representa um marco para o objetivo da Suframa de estimular a descentralização dos investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I). “Em 32 anos de vigência da Lei de Informática é muito raro o fato de uma instituição de ciência e tecnologia sediada fora de Manaus receber esses recursos. Agradecemos a Motorola por ter tido esse olhar distinto e acreditamos que, a partir desse investimento, todo um ecossistema de inovação poderá ser fomentado no Acre”, salientou.

A reitora da Ufac, Guida Aquino Cunha, explicou que no âmbito da realização de pesquisas científicas e treinamentos em tecnologias da área, o projeto de cooperação técnico-científica vai contribuir com o fortalecimento científico, tecnológico e o desenvolvimento regional, potencializando a produtividade científica no Estado.                                                         

De acordo com a coordenadora do Pavic-Lab, professora Ana Beatriz Alvarez, um dos objetivos do projeto é estabelecer um Centro de Pesquisa Aplicada e Treinamento de Novas Tecnologias em Visão e Inteligência Computacional, com laboratório, sala de treinamento e data center no campus-sede da Ufac, que propicie a qualificação e inovação tecnológica para a formação de recursos humanos de alta qualidade.

Para o desenvolvimento das pesquisas, o Pavic-Lab conta com oito discentes de graduação dos cursos de Engenharia Elétrica e Sistemas de informação e seis discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação da Ufac. As ações tiveram início em 14 de março de 2022 e vão até 13 de março de 2024.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas