Sema – MT devolve nove animais silvestres à natureza em ação de reabilitação no Distrito da Guia

Redação Planeta Amazônia

Em mais um gesto de compromisso com a fauna brasileira, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou nessa quarta-feira (16) a soltura de nove animais silvestres em uma área protegida de 12 hectares no Distrito da Guia, zona rural de Cuiabá. A iniciativa integra as ações contínuas de resgate, recuperação e reintrodução de espécies nativas em seus habitats naturais.

Entre os animais soltos estão duas araras Canindé, um urutau comum, um sagui, dois jabutis, um papagaio, um gavião e um periquito-de-encontro-amarelo. Todos passaram por atendimento veterinário e processos de reabilitação antes de voltar à natureza.

Números apontam o resultado das ações de proteção ambiental no Mato Grosso

Histórias de resgate e superação

As araras, por exemplo, foram encontradas debilitadas em Diamantino e recuperaram a capacidade de voo. O gavião, resgatado pela Polícia Ambiental em Rondonópolis, também voltou à saúde plena com apoio da equipe da Gerência de Fauna da Sema. O urutau comum, ave de hábitos noturnos, ficou cerca de dois meses sob os cuidados de uma guardiã após ser resgatado em Tangará da Serra.

Já o papagaio passou por reabilitação doméstica, mas apresentou sinais de tristeza ao não se adaptar ao convívio com outros papagaios, sendo direcionado a um novo ambiente mais favorável à sua recuperação.

foto: Sema

O local da soltura é protegido por cercas que impedem a entrada de predadores, e já acolheu anteriormente diversos animais reabilitados, como tamanduá-bandeira, corujas-buraqueiras e outras espécies da fauna amazônica.

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas