Alertas de desmatamento na Amazônia têm segundo pior novembro 

Redação Planeta Amazônia

A Amazônia Legal é uma área que engloba nove estados do Brasil pertencentes à bacia Amazônica, e corresponde aos estados do (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Maranhão, representando 59% do território brasileiro.

No mês de novembro de 2022, o acumulo de alertas na Amazônia Legal foi de 554 km², alacando a segunda pior marca para o mês na série histórica do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que produz sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares (0,03 km²) – tanto para áreas totalmente desmatadas como para aquelas que estão em processo de degradação florestal (por consequência da exploração de madeira, mineração, queimadas e outras).

Esse acompanhamento ocorre desde 2015. Os números foram divulgados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) na última sexta-feira (9). Apesar de ser um número alto, segundo especialistas, representa uma queda em comparação na mesma data no ano anterior, que foi de 13.038 km², uma queda de 11% do total da área desmatada entre a última temperada (agosto de 2020 – julho de 2021). 

By emprezaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas