Redação Planeta Amazônia
Amapá, Acre, Amazonas e Roraima já estão com detalhes para as festas da virada de ano definidos. Os preparativos para os eventos seguem em ritmo acelerado para marcar a chegada de 2024.
O governo do Amazonas lançou na terça-feira, 26, a programação e esquema de segurança do primeiro Réveillon do Largo, no Centro Cultural Largo de São Sebastião, em Manaus. A festa acontecerá no domingo, 31, e contará com uma queima de fogos de quase dez minutos para marcar a chegada do Ano Novo. O evento, aberto ao público, tem uma estimativa de receber cerca de 20 mil pessoas e entra para o calendário do Governo do Estado a partir deste ano.
A festa é uma soma de esforços da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, demais pastas e órgãos do estado. Está prevista a participação de mais de 100 artistas que irão se revezar no palco numa diversidade de ritmos, incluindo samba, pagode e boi-bumbá.
“Teremos um aparato técnico, operacional e de segurança para que todos prestigiem o evento. Durante a meia-noite, a atração vai ficar por conta da queima de fogos de 10 minutos, realizada de pontos estratégicos do entorno do Largo”, disse o secretário de Estado de Cultura do Amazonas, Marcos Apolo Muniz.
Telões serão espalhados pelo Largo de São Sebastião, permitindo que o público de diferentes pontos assista tanto os shows, quanto a contagem regressiva, tendo como pano de fundo o centenário Teatro Amazonas.
Estrutura e segurança
Antes, durante e após a realização do evento, todo um aparato de segurança, contando com equipes do Bombeiros, Detran-AM e Secretaria de Estado de Justiça (Sejusc) estarão dando suporte às pessoas que precisam de atenção especial.
Amapá
No Amapá, a chegada de 2024 acontecerá com o Réveillon da Beira Rio, com mais de 60 atrações artísticas e culturais. O ponto alto do evento será um show piromusical, com cerca de dez minutos de duração para recepcionar o novo ano em grande estilo e com respeito a quem possui sensibilidade a barulhos muito altos.
O espetáculo de luzes poderá ser visto por todos que forem à programação no anfiteatro da Fortaleza de São José, às margens do Rio Amazonas, nos primeiros minutos de segunda-feira, 1º. A queima de fogos será sincronizada com batida de músicas. Diferente da bomba de fogos, que sobe ao céu e estoura, o show piromusical traz um raio de luz visível até certo alcance, sendo possível visualizar em toda área do show ou central da capital.
A novidade substitui os fogos de artifício com estopim (com som), prejudiciais a grupos de pessoas sensíveis ao som, como portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e animais.
“A queima de fogos de artifício durante as festas e comemorações é uma das principais causas de acidentes com animais silvestres e domésticos. Nessa virada de ano, o Governo do Amapá segue com uma política de proteção animal importante em todo o estado. Já vimos no Carnaval a queima de fogos sem estampido e, agora, teremos um belíssimo Réveillon na Beira Rio com show pirotécnico para toda a família, porque para se divertir não precisa de barulho”, reforça a secretária de Bem-Estar Animal, Laudenice Monteiro.
Réveillon da Beira Rio 2024
O Réveillon da Beira Rio começa no sábado, 30, com apresentações na praia da Fazendinha e na Zona Norte de Macapá. O evento continua no domingo, 31, e na segunda-feira, 1º, no anfiteatro da Fortaleza de São José. Os três dias de celebração reúnem 60 atrações, sendo 10 nacionais. Mais de 4 mil agentes vão garantir a segurança do público.
Acre
No Acre, os preparativos para o Réveillon da Família estão a todo o vapor. A grande festa marcada para o próximo domingo, 31, terá programação em Rio Branco, com realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre ( Fecomércio/AC) , e apoio do governo do Acre e será realizada no estacionamento do Arena da Floresta.
A chegada de 2024 também terá festa em Cruzeiro do Sul, com realização da Associação Comercial de Cruzeiro do Sul ( Acecs) e parceria com o governo estadual, além do Sistema Fecomércio, Sesc-Senac/AC e Casa da Amizade. O evento será no Arena Juruá.
Em Rio Branco, o Réveillon da Família vai iniciar às 20h. A abertura acontecerá com bandas locais. Durante a virada do ano, o cantor Murilo Huff irá se apresentar, e o evento encerrará com o cantor Tatau, ex-vocalista da Banda Araketu. A festa vai encerrar às 4h da manhã, de 1º de janeiro de 2024.
Roraima
A estrutura da maior festa de Ano Novo de Roraima já está quase pronta. O tradicional Réveillon do Parque Anauá, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), promete reunir toda a família roraimense para a chegada de 2024.
A estrutura do palco, que vai receber todas as atrações musicais, começou a ser montada antes do Natal. A segurança do evento promete ser marcante para o público presente, que vai poder curtir toda a programação com tranquilidade na passagem de ano.
“O Governo do Estado está investindo em uma grande festa. Teremos muita música local para todos os gostos, além do nosso comércio que estará presente para movimentar a economia. O roraimense vai se divertir e começar 2024 com o pé direito”, afirmou o secretário-adjunto da Secult, Jaffé Oliveira.
Para isso, a programação foi pensada para atingir públicos de todos os gêneros e contará com atrações musicais locais e nacional. As crianças contarão com o espaço para a diversão, praça de alimentação e a tão esperada queima de fogos, que deve durar cerca de 10 minutos e respeitará a legislação vigente sobre ruídos.
A partir de 23h30, a cantora e compositora Solange Almeida subirá no palco do Parque Anauá.
A artista é uma das maiores referências do forró e é conhecida nacionalmente pelo repertório gigantesco de sucesso que conquistou o público. Entre os hits mais conhecidos da cantora, que integrou a banda Aviões do Forró, estão “Se Me Odeia Deita na BR”, “Se é Pra Gente Ficar” e “O Amor da Minha Vida Sou Eu”.
Após a virada de ano com Solange, quem comanda a festa é a banda Xote de Buteco (1h) e, na sequência, vem Dithânia e Banda (2h30). O evento encerra às 4h da manhã.
RÉVEILLON SEGURO
Para garantir a tranquilidade e evitar qualquer tipo de transtorno durante o Réveillon no Parque Anauá, as forças de segurança vão atuar de forma conjunta na festa, por meio de um planejamento montado pela Polícia Militar.
Cerca de 180 policiais militares estarão envolvidos na ação, na modalidade a pé e em viaturas.
Além da PM, o trabalho integrado envolve o CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), Polícia Civil e Polícia Pena, cada um atuando nas áreas de atribuição próprias.
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Miramilton Goiano, a ação de segurança iniciará às 16h, com previsão de término para o final do evento.
“Vamos empregar todas as equipes e companhias da Polícia Militar, incluindo policiais militares do Quartel do Comando-Geral, Comando de Policiamento da Capital, Colégios Militarizados, banda de música e Corregedoria. O foco é ter homens presentes em pontos estratégicos, fazer a cobertura de todo o espaço e garantir que a população se divirta com tranquilidade e segurança”, esclareceu.