Redação Planeta Amazônia
Desenvolver ações sustentáveis é um meio de preservar o meio ambiente, desse modo, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, recebeu em seu gabinete no dia 13 de janeiro, membros da empresa Reciclar Acre, única do estado certificada em coleta e destinagem correta de pneus descartáveis.
Na ocasião, a empresa mostrou ao prefeito da capital acreana os benefícios da correta reciclagem dos pneus, onde a borracha se torna matéria-prima para a composição do asfalto ecológico
A empresa traz uma solução para o descarte correto dos pneus, que ao serem devolvidos incorretamente na natureza podem ocasionar graves problemas ao meio ambiente. Assim, diante de uma visão sustentável, Tião gostou da proposta futurista oferecida empresa.
Empresa de reciclagem traz solução para transformar pneus em asfalto ecológico (Foto: Assecom)
“A prefeitura está interessada em fazer uma Parceria Público Privada (PPP), no sentido de mostrarmos o nosso compromisso com o meio ambiente, fazendo a reciclagem desses pneus, com a transformação da borracha deles em um asfalto ecologicamente correto. Rio Branco está dentro da ODS e uma das coisas que se pede é a demonstração concreta do desenvolvimento sustentável no município”, explicou o prefeito.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente (Semeia), Carlos Nasserala, a parceria entre a empresa e a prefeitura será bastante positiva para o meio ambiente.“Isso melhora muito. Os pneus ficam espalhados pela cidade, favorecendo a dengue. Então, esse será um trabalho muito bonito para a nossa cidade, com certeza.”
A proprietária da empresa, destaca que os benefícios da borracha na composição do asfalto melhora a propriedade do mesmo, aumentando a durabilidade do pavimento em até 40%. Além da resistência e diminuição de custos de manutenção, a adição da borracha aumenta a aderência, o que ajuda a evitar derrapagens e reduz o spray causado pelos pneus em dias de chuva, garantindo estradas mais seguras.
“Eu vim com uma proposta de trazer um triturador de pneus para darmos uma destinação correta a eles. Onde estaremos pegando os pneus inservíveis, triturando e usando na fabricação do asfalto ecológico”, esclareceu Érica Brandão.