Redação Planeta Amazônia
Seis meses após o assassinato do correspondente internacional Dom Philips na Amazônia, junto com o indigenista Bruno Pereira, o Pulitzer Center Rainforest Journalism Fund, que representa uma importante organização que investe em reportagens internacionais sobre clima e meio ambiente, abriu inscrições para uma bolsa de reportagem em homenagem ao jornalista.
O correspondente britânico durante uma viagem ao Vale do Javari estava escrevendo um livro de nome: “Como Salvar a Amazônia”. Ele foi assassinado no dia 5 de junho junto com o indigenista brasileiro Bruno Pereira.
As inscrições para a bolsa de estudo levam o nome do jornalista, e tem o objetivo de financiar projetos de jornalismo que investiguem o futuro da Amazônia e formas de evitar seu colapso, explorando as ideias mais realistas e promissoras, os atores mais relevantes para as soluções e o alinhamento das ações às necessidades das comunidades amazônicas.
Critérios
Podem participar jornalistas empregados ou freelances, empresas jornalísticas e organizações de mídias independentes locais, nacionais e internacionais. As inscrições estão abertas até 18 de janeiro.
O edital da bolsa destaca que as propostas devem ser originais, bem planejadas e ambiciosas, especialmente em termos de divulgação, atingindo grandes audiências.
O Comitê do Amazon RJF e o Pulitzer Center selecionarão projetos que atendam aos critérios de conteúdo e distribuição, e darão prioridade a trabalhos colaborativos que garantam impacto local, nacional ou internacional.
Para concorrer a bolsa o trabalho deve ser publicado ou veiculado até 30 de junho de 2023. A primeira parte do subsídio será paga quando a proposta for aprovada, e o restante quando a reportagem for publicada.
Mais informações acesse.