Redação Planeta Amazônia
Uma parceria entre o Instituto Algar, que atua há mais de 20 anos na promoção da educação, esporte, cultura e voluntariado e uma empresa que fabrica móveis utilizando resíduos florestais provenientes do manejo florestal sustentável vai permitir a captação de recursos para o trabalho realizado pelo Instituto. A movelaria da Algar Farming a Pacajá Móveis, está localizada em Portel, na Ilha do Marajó (PA).
As empresas desenvolveram, junto aos artesãos locais de Portel, dois produtos sociais que terão 100% do lucro destinado ao reforço escolar de crianças atendidas pelo Instituto Algar: uma bandeja e uma luminária de madeira, ambas confeccionadas com resíduos florestais.
“Queremos ampliar ainda mais o investimento que realizamos na educação de crianças, além de impulsionar uma iniciativa sustentável pioneira. A escolha por produtos mais sustentáveis vem ganhando cada vez mais força entre os consumidores, e a sustentabilidade na decoração de casa é uma excelente alternativa para ajudar a reduzir os impactos da ação do homem na natureza”, diz Carolina Toffoli, gerente do Instituto Algar.
“Além de trazer o conceito do uso do resíduo do manejo florestal sustentável para a confecção das peças, a Pacajá, localizada no coração da Amazônia, também contribui para o desenvolvimento de ações socioambientais nas comunidades do entorno da Fazenda Pacajá. Com a parceria, reforçamos o nosso compromisso com a sustentabilidade e o impacto social positivo, unindo forças com uma instituição séria e dedicada à promoção da educação e transformação de vidas”, diz Luciana di Paula Pereira, gerente executiva de florestas da Algar Farming.
O lançamento das peças será no evento anual da Algar, o Prodex, entre 15 e 17 de março. A ocasião também irá incluir desconto de 15% em todo o portfólio da Pacajá Móveis e as vendas realizadas no terão 20% do lucro revertido ao Instituto Algar.
A bandeja e a luminária, itens especiais da ação, podem ser adquiridos após o dia 17 de março por meio das redes sociais e loja online da Pacajá Móveis.